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terça-feira, 3 de maio de 2011

SPED E NFe - PERGUNTAS FREQUENTES


Nós da Hipcom estamos desde o final do ano passado alertando para o prazo do SPED, disponibilizando treinamentos, enviando e-mails e noticias pelo Blog.

Fiquem atentos ao prazo para cada tipo de empresa:

  • Para empresas Optantes do Lucro Real = Iniciar o envio dos movimentos de 01/Julho/2011.
  • Para empresas Optantes do Lucro Presumido = Iniciar o envio dos movimentos de 01/Janeiro/2012.
  • Só é obrigatória a entrega desde Janeiro de 2011 as empresas sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado, com o prazo prorrogado para Abril/2011.

Para ajudá-los, postamos algumas dúvidas que recebemos com frequência:


1) Eu posso receber a mercadoria apenas com a Danfe, ou é necessário ter o arquivo Xml?

O contribuinte tem o direito e ao mesmo tempo obrigação de exigir o arquivo XML, pois esse arquivo é a Nota Fiscal e pode vir a ser exigida pela fiscalização. É como se recebesse a mercadoria sem a 1° via da nota.

É obrigatória a disponibilização, por parte do emitente, do arquivo XML da NF-e para o destinatário. Vale destacar que o fornecedor não é obrigado a enviar por e-mail o arquivo, desde que disponibilize de alguma outra forma.

2) O que acontece se o fiscal pedir o Xml e eu não tiver ?

Por lei, o fiscal poderá cancelar os créditos concedidos na nota fiscal.

3) É preciso guardar os arquivos Xml? Por quanto tempo?

Sim, é obrigatório o armazenamento. Deverá ser guardado por no mínimo 5 anos.


4) Qual a melhor maneira para guardar os arquivos Xml?

Recomendamos que utilize o Hipcow como forma de armazenamento. Após consultados e validados, importe o Xml na entrada de Notas ou na rotina de Gerenciador de Xml. O sistema guarda no banco de dados todos os arquivos. O Hipcow tem esta facilidade.

Caso o fiscal apareça na loja, basta extrair o Xml dentro do próprio Hipcow , na rotina "Gerenciador de Xml". Para isto, é extremamente importante que o Backup seja feito todos os dias.

Outro ponto importante na importação do Xml na Entrada de Notas é a agilidade no processo operacional.

 
5) O que fazer quando importo o Xml no Hipcow e houver produto não cadastrado?

Cancele a importação do Xml, cadastre o produto e importe-o novamente.


6) Se ao importar o Xml tiver divergência entre os valores, o que fazer?

Primeiramente, o Xml não é verdade absoluta, ele pode vir com erros tributários. O erro pode estar tanto no Xml, tanto no cadastro de produtos.

Sugestão: Consulte a tabela de tributação. Se a nota estiver irregular, não receba.

Consulte a tabela fornecida pela sua contabilidade ou a tabela disponibilizada pela Apas: "Tabela de alíquotas de Icms" e "Tabela Pis/Cofins":

http://www.portalapas.org.br

7) Caso eu faça a entrada de Notas manualmente, o que fazer com o arquivo Xml que ficou pendente no Hipcow ?

Caso exista Xmls pendentes, selecione-os e clique em baixar. O Hipcow guarda os Xmls no banco de dados.

 
8) O que fazer quando o fornecedor mudou o CNPJ ou a Inscrição Estadual?

Quando o fornecedor muda de CNPJ, nunca altere o número no sistema, pois estará alterando todo o histórico dos produtos. Crie um outro fornecedor com o novo CNPJ.

Se mudou a Inscrição Estadual, é possível adicionar mais 2 inscrições em Cadastro de Fornecedor (aba "Informações Adicionais").


9) Porque é importante o preenhimento da NBM  no cadastro de produtos?

Porque é obrigatória esta informação para a geração do SPED e Nota Fiscal Eletrônica.
 

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