Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dicas de Segurança

Com a obrigatoriedade do uso da internet, em função da  emissão do SPED e Nfe, disponibilizamos algumas dicas de segurança para ajudá-los:

  • Nas estações ou servidores,  nunca compartilhe a unidade (C:) ou a que o Windows estiver instalado, somente pastas específicas onde não comprometam a integridade do Sistema Operacional por contaminação de vírus, evitando também que algum usuário danifique ou abra um arquivo confidencial.
  • Tenha um bom antivírus em todos os computadores e mantenha-o sempre atualizado. Existem antivírus bons e que não são tão caros. Desaconselhamos utilizar antivírus gratuitos, mesmo porque a gratuidade é permitido somente para o uso doméstico.

Veja o ranking dos melhores antivírus: http://www.av-comparatives.org/

  • Lembre-se de que a maioria dos vírus originam-se através de acessos a sites de conteúdos duvidosos e acesso à e-mails, portanto cuidado com e-mails falsos! Fique sempre atento com mensagens do tipo “Clique aqui”  direcionando para um link.

Ex: “Clique aqui para ver fotos da festa”, “Clique aqui para ver o vídeo”, links com intimação de ação judicial, etc. Lembre-se de que bancos não enviam informações importantes por e-mail, muito menos colocam links em suas mensagens. Para certificar-se de que está acessando um site seguro, procure sempre entrar pelo seu navegador e digite o endereço do site no browser.  Verifique se há erros ortográficos na mensagem.

Veja um exemplo de um e-mail falso abaixo:
 











  • Evite permitir o acesso à internet no servidor.
  • Sistema Operacional - Utilize sempre o original, comprando a licença. Pirataria além de ser ilegal, é um risco utilizar uma versão pirata do S.O, pois você não poderá contar com todas as atualizações e recursos de segurança.
     
  • Faça backup diariamente. Se seu servidor for infectado por vírus ou sofrer algum dano físico, você tem como recuperar os seus dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário